Roteiro: encontrar e fotografar Allure em Portugal

De norte a sul do país e passando, claro, pelas ilhas, são muitos os sítios que dão vontade de apontar a câmara e registar o fascínio que despertam em nós. Cidades, natureza, arquitetura e pessoas: este é o roteiro Allure em Portugal. Aproveite estas dicas para participar no passatempo “À Procura de Allure”.
O Allure surge em cada um de nós de forma única. É uma emoção que nos inunda, um fascínio que permanece para lá da passagem dos dias. Portugal é um país com muitos pontos onde o Allure surge naturalmente e se pode registar para a posteridade. Compilámos um roteiro com alguns dos pontos mais bonitos para os amantes da fotografia, incluindo diversos temas e localizações. Porque o Allure pode acontecer em qualquer lado.

Sistelo, Arcos de Valdevez

Os socalcos da pequena aldeia de Sistelo foram moldados durante centenas de anos para garantir a fertilidade dos solos em qualquer estação do ano. As comparações com o Tibete são muitas, mas acreditamos que cada linha desenhada naqueles montes é única e merece ser registada em fotografias também elas singulares.

Costa Nova, Aveiro

Esta vila à beira do Oceano Atlântico é conhecida pelas casas com fachadas coloridas, um ótimo ponto de partida para deixar fluir a criatividade. Por ser uma zona piscatória, a Costa Nova encerra em si muita da identidade e das tradições da faina nacional, temas que são também uma inspiração para qualquer fotógrafo. Das varinas às redes, encontrar Allure na Costa Nova é quase certo. 

Talasnal, Lousã

O xisto é um elemento que pede para ser fotografado, seja pela técnica necessária para o utilizar na construção, seja pela sua textura. As aldeias de xisto são, por isso, um terreno fértil para a criatividade, especialmente a aldeia do Talasnal, que se apresenta por entre a Serra da Lousã, rodeada de vegetação luxuriante e uma fauna bastante rica. Quem sabe se não consegue fotografar um veado?

Mafra

É nos arredores de Lisboa que se encontra aquele que é o Palácio-convento mais imponente do país, bem como a tapada real que recebia as caminhadas e as caçadas da corte portuguesa. Este ambiente faustoso é matéria-prima para retratos magníficos e para fotografias de detalhe que captam o olhar de todos. 

Arraiolos

O artesanato está no ADN da vila alentejana de Arraiolos, conhecida especialmente pelos seus tapetes. As mãos de quem, fio a fio, tece estas obras de arte são dignas de registo, bem como o património que encerra o encanto do Alentejo. São exemplo disto os painéis pintados à mão que ocupam as paredes da Igreja do Salvador. 

Cacela Velha, Faro

Ruínas medievais e um mar azul a perder de vista. Parecem duas coisas sem qualquer ligação, mas convivem lado a lado na Cacela Velha, uma pequena aldeia algarvia onde parece que o turismo ainda não chegou. As praias são bonitas e há espaço para fotografar alguns dos melhores pores-do-sol do mundo.  

Encontre o Allure e ganhe uma escapadinha ao volante de um Peugeot

A Peugeot e a galeria Yellow Korner convidaram cinco fotógrafos a irem pelo mundo “À Procura de Allure”. Inspire-se nas viagens e faça a sua própria interpretação do conceito Allure. Participe nos quatro desafios fotográficos partilhados no Instagram da Volta ao Mundo e habilite-se a uma experiência inesquecível. Regulamento e mais informações aqui.